No próximo mês começa o #DEZEMBROLARANJA, campanha contra o câncer da pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia. No ano de 2019, além de conscientizar a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa tem como objetivo principal alertar sobre os #SINAISDOCANCERDEPELE para o correto diagnóstico e tratamento precoce.

Santa Catarina esteve presente em todas 20 edições anteriores da campanha, sempre com várias cidades participantes e disponibilizando vários postos de atendimentos. No ano de 2018 os dermatologistas de Santa Catarina atenderam quase 1.800 pessoas no dia do mutirão, com mais de 250 casos de câncer de pele não melanoma diagnosticados e devidamente tratados. O câncer de pele não melanoma, apesar de ser pouco agressivo e raramente levar a óbito, é o câncer mais comum de todos, correspondendo a 33% de todos os cânceres. O câncer melanoma, foi o que mais chamou a atenção, devido a alta incidência no estado de Santa Catarina, maior que a encontrada na literatura, com mais de 40 casos diagnosticados e tratados na campanha de 2018. O câncer melanoma é preocupante pois sua letalidade é alta apesar da baixa incidência se comparado aos outros cânceres de pele.

Neste ano a Sociedade Brasileira de Dermatologia no estado de Santa Catarina vai novamente contribuir na prevenção do câncer da pele, disponibilizando 8 postos de atendimentos nas seguintes cidades: Chapecó, Joaçaba, Brusque, Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí, Tubarão e Grande Florianópolis. O ponta pé inicial do #DEZEMBROLARANJA será no dia do mutirão, dia 07 de dezembro de 2019 e se estenderá por todo o verão com ações nas redes sociais, rádio e televisão.

A disseminação do conhecimento sobre o câncer da pele é essencial para conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer da pele. Convidamos você a participar conosco desse movimento! Cubra-se de
laranja você também!

Acesse e veja o posto de atendimento mais próximo de você: http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/exame-preventivo-gratuito/