Recuperar senha

Bem-vindo

ao site da SBD-SC

A SBD é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira como representante dos dermatologistas no país.

Notícia

Dia Mundial da Psoríase

Dia 29 de outubro é o dia mundial da psoríase. Entenda um pouco mais sobre esta doença que atinge cerca de 3% da população.
21.10.13
Dia Mundial da Psoríase

O que é:

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele que afeta aproximadamente 3% da população mundial. É bastante frequente entre homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo também ser diagnosticada em outras fases da vida.

Até hoje não se sabe os motivos causadores da doença, mas pesquisas científicas demonstram que, em 30% dos casos, o fator genético está envolvido. No entanto, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar e alguns medicamentos podem aumentar ou iniciar a doença.

 

Quais o sintomas:

O dermatologista está apto a diagnosticar a doença quando está na pele, através de exame clínico que poderá eventualmente ser complementado por uma biópsia, quando um fragmento da pele é retirado para análise em microscópio.

Vale a pensa ressaltar que muitas doenças se assemelham a psoríase, por isso, em caso de qualquer dúvida, procure um dermatologista. Um diagnóstico incorreto pode gerar confusão com outras doenças de pele e um tratamento inadequado pode piorar as lesões.

 

A doença se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas e, na maioria dos casos, aparecem em várias localizações como:

•   cotovelos, joelhos ou couro cabeludo

•   unhas

•   palma das mãos e plantas dos pés

•   por toda a pele

•   articulações (dor ou até mesmo artrite)

 

IMPORTANTE: A psoríase não pode ser adquirida pelo contato, mesmo íntimo, com qualquer portador da doença, independente do tipo.

 

Tratamento:

Após o diagnóstico feito pelo dermatologista, o mesmo irá indicar o melhor tratamento. Normalmente, nos casos mais leves, são prescritos medicamentos como pomadas, loções, xampus ou géis. Em casos mais avançados, são indicados sessões de fototerapia (ultravioleta com ou sem remédio), medicamentos de uso oral ou injetável.

 

Saiba mais no site www.psoriasetemtratamento.com.br

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia


Dia Mundial da Psoríase Dia Mundial da Psoríase


Voltar